> socialismo de treta <


Hoje comecei o dia com o desabafo do carteiro que serve o meu local de trabalho. Está a ensinar a alguns iniciados a volta que fez durante o último ano em serviço nos CTT. A estória é recorrente, contratos a prazo e para contornar os obrigatórios benefícios de progressão na carreira vem a dispensa sem justificação para dar lugar ao próximo.
Muito feio, uma autêntica vergonha, diz o leitor de esquerda; normal e inevitável comenta o de direita. A verdade é que se não houvesse este nosso querido Estado a impôr ao mercado regras rígidas de progressão na carreira, este último não teria vantagem nenhuma em mandar embora um funcionário que considere ter atingido o seu nível de competência (sim ao contrário da função pública, a iniciativa privada não é parva e normalmente pára antes de colocar alguém acima das suas capacidades e, ao menos, quando o não consegue, não sou nem eu nem você quem paga a factura).
Se não fosse obrigatório ao mercado admitir como efectivo um indivíduo quando este atinge um tempo de trabalho que o Estado estipula, se os termos do contrato entre as partes fosse da exclusiva e livre vontade das intervenientes, talvêz não houvesse a necessidade desta palhaçada.
O nosso amigo carteiro não está a reivindicar nada, ele nem se insurge contra o salário ou as condições, ele só gostaria de continuar na mesmíssima em que tem estado até hoje, mas eis que chega o Estado-Pai e diz na-na! tens que ser aumentado, tens que ficar efectivo e de preferêcia com bom alarido para que o governo em posse possa encaixar mais alguma propagada política.
O AZAR DE TODOS OS CARTEIROS POR ESTE PAÍS FORA É QUE O MERCADO É DINÂMICO E ADAPTA-SE e como tal estes serão sumáriamente substituidos porque suas Excª lá em cima ganham poder político por proclamar este socialismo de treta, esta máscara de cera que parece humana e de esquerda por fora mas que por dentro inevitavelmente se adapta às feições mercantilistas de quem a usa.

E quem paga continua a ser o mexilhão: O carteiro porque vai para a rua, os CTT porque esta burocracia custa dinheiro e todos nós porque o Estado nem estragar a economia faz de borla.