> pequenas coisas que me intrigam na natureza - o padrão venenoso <


Monstro de Gila - Heloderma suspectumTodos sabemos que há, no mundo natural, um padrão habitualmente feito de cores garridas (amarelo, laranja, vermelho, ...) contra preto que significam perigo!
É relativamente fácil entender a emergência deste padrão como elemento defensivo, pois ao contrário dos vulgares predadores e presas que desejam passar despercebidos de par a par, o animal que usa veneno como arma de defesa até prefere ser visto e ganha identificação própria ao adoptar um padrão bastante diferente dos demais.
Até aqui tudo bem e também tudo bem em relação ao seguite: como seria de esperar, o oportunismo entra em cena e aparecem os falsos venenosos - animais que embora perfeitamete inofensivos não se importam de dar nas vistas tirando partido do bluff que as suas cores sugerem.
Agora aquilo que me faz mesmo confusão é porque é que há tantos venenosos verdadeiros e tão poucos falsários? É que à primeira vista o falsário está em vantagem pois não tem o ónus genético da criação de um veneno complexo.
Ainda não ouví uma explicação covincente para este fenómeno.