> ouvido absoluto <


Quando estamos a ouvir música é relativamete natural entrar e manter um tom, basta não desafinar, no entanto acertar do nada no tom de uma música, sem nenhuma pré-referência tonal, é algo que só meia duzia de iluminados conseguem. Ora se há uma coisa que eu tenho a certeza é que não faço parte desse clube, o que torna a minha experiência tão mais estranha: no outro dia acordei a meio de um sonho, estava a sonhar com uma música, uma música que muito provávelmente até tocou depois de eu ter adormecido mas bastantes horas antes. O egraçado é que conforme acordei, com a música na cabeça, dirigi-me à guitarra e para meu espanto constatei que estava "no tom". Pode ser mera coincidência, mas poderá acontecer que a dormir o nosso ouvido não destoe? poderá a perda de referêcia tonal ser apenas uma adaptação do consciênte à realidade? Uma mera consequência dos inputs caóticos do mundo.
Isto é tudo pateticamente especulativo, mas não deixa de ter piada e deixou-me a pensar. Vou estar atento aos próximos sonhos musicais.