> xadrêz lateral <


Gosto muito de jogar xadrêz, infelizmente não sou grande jogador porque sou muito impulsivo. Tipicamente atiro-me ao ataque cedo demais e segundo me parece concentro-me mais na procura de falhas na estrutura do adversário, do que própriamente a consolidar a minha própria estrutura.
Nos vários anos há que jogo xadrêz, deparei-me com situações que me deixaram de boca aberta, na maioria dos casos pela elevada razão dificuldade / complexidade, ou seja problemas tão simples e difíceis, que nos deixam a coçar a cabeça mesmo depois de descobrir a solução, simplesmente porque esta passou ao lado do raciocinio clássico a que o jogo com o tempo nos habitua.

Xadrêz lateral, problema I:

São as brancas a jogar e decidem apostar que conseguem não perder o jogo apesar da esmagadora vantagem material e posicional do adversário.
Estás sentado no lugar das pretas e sentes-te tentado a aceitar a aposta.
O que estão as brancas a tramar? que truque têm na manga?

Nota: para este, como para próximos artigos do xadrêz lateral, é muito mais recompensante atingir a solução sem recurso a um computador.

SOLUÇÃO