> terra ancestral iii <


A ideia de observar a terra a xx anos-luz de distância sob o aumento de um potente telescópio para ver como ela era há xx anos é tão interessante como impraticável. A natureza do universo coloca um limite finito à velocidade da luz, mas não permite ultrapassá-lo. A luta para enviar um telescópio a tais distâncias perderia sempre a corrida para com a luz que é emitida da terra.
Mas o leitor já deve suspeitar o porquê deste interminável post e começa a considera-me completamente doido, por isso vou directo ao assunto:
Uma vez que o universo está dotado de entidades (buracos negros) com bagagem para curvar raios de luz como o sol verga a trajectória rectilinea da terra, que interessantes imagens se encontrarão próximo do horizonte de um buraco negro?
Uma imagem distorcida de parte do universo de há n tempo, vista da perspectiva do buraco negro?
O que impede a luz emitida pela terra de ser desviada na vizinhança de um ou mais buraco(s) negro(s) e de parte dela voltar a atingir-nos? Não será somente uma questão de saber onde procurar?
E se a encontrássemos e a magnificássemos não veriamos a terra de há 2d/C tempo atrás?
Ficam pensamentos para reflexão... O mais provável é que venha a escrever um post a desmentir isto tudo dentro de nada, ou então que me esclarecam como um indiano qualquer já tinha previsto isto lá para o sec. passado :-P