> linkback <


Descobrí no OzOnO um script que lista as páginas de onde chegam os visitantes que aqui aterraram nas últimas 24h - giro, faz-me pensar num contributo que o google poderia dar ao fenómeno bloguista:
Não sei se alguém já reparou, mas nas profundidades das caves do google há a informação de quem referencia o quê. É como se cada página apenas soubesse a quem referencia, mas o google, por conhecê-las quase todas, fosse possuidor de uma visão superior sobre esse emaranhado (não, não sou googleteísta) e com essa "visão" conseguisse saber "quem referencia quem" para além do vulgar "quem é que eu referencio", ora porque não um script que retire do google "quem é que me referencia" ?
Dotar uma página com esse poder é como pegar numa seta e desenhar-lhe outra ponta. Dotar os blogs com linkbacks para além dos já habituais links aumenta tenebrosamente a complexidade do fenómeno. Não confundir complexidade com caos, aumentar a complexidade de um sistema é aumentar-lhe as possibilidades, nada tem a haver com ordená-lo ou baralhá-lo, é aumentar-lhe o volume, o espaço de manobra, é dar-lhe saúde! É passar de uma cidade com ruas de sentido único para ruas de duplo sentido, é necessário o dobro do esforço, mas o resultado prático excede em larga escala o dobro da eficácea.

Eis aqui donde chegaram os visitantes das últimas 24h: